Termos e condições gerais de venda
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Venda à distância no território francês a clientes profissionais
Em conformidade com a legislação francesa, as presentes Condições Gerais de Venda são redigidas tendo em conta o tipo de Cliente.
O site de comércio itcpiercing.com ou inovel.fr (o SITE) é um site de comércio eletrónico acessível através da Internet, dedicado principalmente aos utilizadores profissionais desta rede (e secundariamente aos consumidores, de acordo com as disposições específicas que lhes dizem respeito).
É editado por :
ITC SAS
Registado sob o n.º 379 182 017
Sede social: 18 rue Robert Schuman, ZAC du Breuil, 54850 MESSEIN
- N.º IVA FR 00379 182 017
- e-mail: commande@itcpiercing.com
- Tel: 03.86.56.36.36
Definições :
ITC ou o Vendedor ou o Fornecedor: trata-se da sociedade ITC SAS, inscrita no Registo Comercial e das Sociedades de Nancy sob o número 379 182 017, com sede social em: 18 rue Robert Schuman, ZAC du Breuil, 54850 MESSEIN.
O Cliente ou Cliente Profissional: trata-se do profissional, pessoa singular ou colectiva, pública ou privada, que actua para fins no âmbito da sua atividade comercial, industrial, artesanal, liberal ou agrícola, incluindo quando actua em nome ou por conta de outro profissional, que adquire Produtos à ITC, através do sítio de comércio.
O Consumidor ou Cliente Consumidor: por exceção, trata-se do Cliente que é uma pessoa singular que age para fins que não se enquadram no âmbito da sua atividade comercial, industrial, artesanal, liberal ou agrícola (Code de la Consommation, art. liminaire).
Quando as disposições das CGV se aplicam exclusivamente ao Cliente Consumidor, este é designado por "O Cliente Consumidor".
Quando as disposições das presentes CGV se aplicam simultaneamente ao Cliente Consumidor e ao Cliente Profissional, este último é geralmente designado por "O Cliente".
Parte (s): refere-se à ITC, ao Cliente Profissional ou ao Cliente Consumidor, considerados individualmente ou em conjunto.
O Site do Comerciante: trata-se do site de comércio eletrónico acessível no seguinte endereço: https://www.itcpiercing.com ou https://www.inovel.fr. Este sítio oferece vendas por grosso ou a retalho de equipamento para tatuagem, piercing e maquilhagem permanente, jóias e acessórios de moda.
Produto(s) ou Artigo(s) ou Mercadoria: são os artigos constantes do Catálogo ITC e fornecidos pela ITC de acordo com a lista de preços.
O Catálogo: é a oferta de Produtos proposta pelo Sítio do Comerciante, a ITC já não publica um catálogo em papel, exceto em circunstâncias especiais.
Inovel é uma marca registada da ITC.
Artigo preliminar
O Cliente Consumidor declara que leu as CGV e que as aceitou antes de efetuar uma compra imediata ou de fazer uma encomenda. As CGV estão acessíveis na parte inferior de cada página do sítio, através de uma ligação Internet, e o Cliente Consumidor é convidado a lê-las, descarregá-las e conservar uma cópia.
O Cliente Consumidor compromete-se a ler as CGV sempre que efetuar uma nova encomenda, aplicando-se a essa encomenda a versão disponível no momento da encomenda.
O Cliente Consumidor reconhece que lhe foram fornecidas, antes de efetuar a sua encomenda e de concluir a sua compra, as CGV e todas as informações previstas no artigo L221.5 do Código do Consumo francês de forma legível e compreensível.
- As caraterísticas do Produto
- O preço incluindo IVA e portes de envio e embalagem
-
- Os meios de pagamento
- Os prazos de entrega O Cliente recebe várias notificações no endereço utilizado para efetuar a encomenda:
o Uma notificação de confirmação da encomenda com um resumo das informações relativas à sua encomenda, moradas, se for caso disso morada de entrega se for diferente da do Cliente, modo de pagamento e modo de entrega.
o Notificação de que a encomenda foi expedida
As notificações são apresentadas em formato imprimível ou podem ser guardadas em formato digital, e o Cliente Consumidor é convidado a conservar um registo das mesmas.
Os prazos de entrega são indicativos.
As encomendas não são processadas aos fins-de-semana; as encomendas efectuadas entre sexta-feira e domingo são processadas na segunda-feira seguinte.
O VENDEDOR é grossista e procura satisfazer plenamente os seus Clientes, no entanto, reserva-se o direito de recusar uma encomenda de uma quantidade anormal de Produtos.
1. Âmbito de aplicação-Objeto
O objetivo das CGV é definir os direitos e obrigações das Partes no âmbito da venda online de Produtos.
As CGV regem a venda pelo Vendedor aos Clientes dos Produtos disponíveis no Catálogo do Site. As presentes CGV exprimem a totalidade das obrigações das Partes, neste sentido, considera-se que o Cliente as aceita sem reservas, e prevalecem sobre todas as outras disposições e, em particular, sobre as Condições Gerais de Compra do Cliente.
As CGV estão acessíveis no Site na parte inferior de cada página e podem ser descarregadas; o Vendedor reserva-se o direito de as modificar periodicamente; são aplicáveis a partir do momento em que são colocadas em linha.
As CGV só se aplicam às compras efectuadas por Clientes situados em França e entregues exclusivamente no território francês. Para entregas fora de França, contactar commande@itcpiercing.com.
As diferentes etapas do tratamento da sua encomenda são as seguintes
1 - Registo
2 - Faturação
3 - Recolha
4 - Preparação
5 - Embalagem
6 - Expedição
2. Catálogo: os nossos produtos
Os catálogos podem ser descarregados e apresentam os produtos com o maior cuidado, mas podem sempre ocorrer erros ou omissões nesta apresentação e o VENDEDOR não pode, em caso algum, ser responsabilizado por isso.
As fotografias dos Produtos não são contratualmente vinculativas, nomeadamente no que respeita às cores das tintas e outros pigmentos.
Os produtos são oferecidos enquanto durarem os stocks.
Os preços são indicados em euros, incluindo todos os impostos (€TTC), e não incluem despesas de entrega, que são facturadas adicionalmente, em função da opção de entrega escolhida.
Os preços aplicados são os que estão em vigor no momento do registo da encomenda.
Se a taxa de IVA aplicável aos produtos for alterada, essa alteração será integralmente reflectida no preço.
3. A encomenda
O Cliente efectua a sua encomenda em linha através dos formulários específicos, podendo igualmente efetuar a sua encomenda por telefone, através do número 03.83.56.36.36, ou por correio endereçado à sede do Vendedor.
As encomendas são efectuadas nos dias úteis de segunda a sexta-feira.
Em caso de indisponibilidade de um produto, o Vendedor propõe ao Cliente um serviço gratuito de chamada de retorno para lhe propor uma solução alternativa.
Se o Produto não estiver disponível em quantidade suficiente e o Cliente não desejar ser contactado, ser-lhe-á entregue a quantidade disponível e o seu método de pagamento só será debitado pela quantidade efetivamente expedida. Apenas os produtos expedidos serão facturados.
A venda será considerada definitiva:
- quando o Vendedor enviar ao Cliente uma notificação de confirmação da encomenda por correio eletrónico;
- e quando o Vendedor receber o pagamento integral.
A encomenda implica a aceitação dos preços e dos Produtos disponíveis para venda.
Em caso de falta de pagamento, endereço incorreto ou qualquer outro problema evidente na conta do Cliente, o Vendedor reserva-se o direito de bloquear a encomenda correspondente até que o problema seja resolvido.
As encomendas só podem ser anuladas relativamente a Produtos que não estejam disponíveis.
Para qualquer questão relativa ao seguimento de uma encomenda, o comprador deve telefonar para o número +03 83 56 36 36 de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h45 e das 14h às 18h (custo de uma chamada local).
4. Prazo de entrega
O prazo de entrega é anunciado no momento em que a encomenda é efectuada, mas é calculado a partir da receção do pagamento correspondente, não podendo o Vendedor ser responsabilizado por atrasos na entrega.
Os prazos de entrega são, em princípio e sob reserva da disponibilidade do Produto em stock, de 48 horas a partir da data de registo da encomenda efectuada durante os dias úteis.
5. Transporte - entrega
O Cliente pode escolher o modo de entrega proposto no momento da formalização da encomenda; o custo do transporte é facturado para além do preço do Produto, em função da opção escolhida no momento da encomenda no sítio.
O Cliente é obrigado a verificar o estado da mercadoria na presença do transportador e compromete-se a
- abrir a encomenda e verificá-la na presença do entregador
- recusar liminarmente a entrega se a encomenda estiver visivelmente danificada, sem ter de a desembalar
- no mínimo, fazer reservas por escrito na nota de entrega se o aspeto exterior da encomenda sugerir danos nos Produtos.
Se o Cliente constatar que o Produto se encontra efetivamente danificado no momento da abertura da embalagem, compromete-se a informar o transportador, por carta registada com aviso de receção, no prazo de dois dias úteis a contar da receção da embalagem; o Cliente enviará igualmente uma cópia da sua reclamação ao Vendedor por correio eletrónico; poderá também informar o Vendedor por telefone.
Uma entrega aceite sem reservas, com a nota de entrega assinada por uma pessoa autorizada, é considerada como tendo sido verificada e conforme à encomenda.
Não são efectuadas entregas em correios ou caixas postais.
Os Produtos são entregues no endereço indicado pelo Cliente na nota de encomenda; o Cliente deve certificar-se de que este endereço está correto.
Qualquer encomenda devolvida ao Vendedor devido a um endereço de entrega incorreto ou incompleto será reenviada a expensas do Cliente.
Se o Cliente estiver ausente no dia da entrega, o entregador deixará um aviso de entrega na caixa de correio, que permitirá ao Cliente recolher a encomenda no local e durante o período indicado.
Se os Produtos tiverem de ser devolvidos ao Vendedor, o pedido de devolução deverá ser efectuado no prazo de 7 dias após a entrega. Qualquer reclamação efectuada fora deste prazo não será aceite. Os produtos só podem ser devolvidos no seu estado original (embalagem, acessórios, instruções, etc.).
6. Pagamento - Transferência de propriedade
Os modos de pagamento aceites são especificados no Sítio do Comerciante: cartão de crédito, PayPal, contra-reembolso (serviço de pagamento), indicados no momento da confirmação da encomenda.
Todos os preços são indicados em euros, incluindo impostos, e nenhum desconto é concedido para pagamento em dinheiro.
Os pagamentos efectuados pelo Cliente só serão considerados finais quando o Vendedor tiver recebido os montantes devidos.
O Vendedor mantém a propriedade plena dos bens até ao pagamento integral do preço em capital e acessórios. (Lei 80335 de 12 de maio de 1980)
O Cliente é considerado o depositário dos Produtos em sua posse e assume a responsabilidade pelos mesmos.
Fica expressamente acordado que a falta de pagamento de uma única fatura na data de vencimento implica automaticamente o vencimento imediato de todas as facturas, vencidas ou não, bem como a aplicação de juros de mora calculados sobre a totalidade do montante ainda devido a uma taxa igual a 1,5 vezes a taxa de juro legal em vigor na data da fatura.
O Vendedor reserva-se o direito de suspender qualquer processamento de encomenda e qualquer entrega em caso de recusa de autorização de pagamento por cartão bancário por parte dos organismos oficialmente acreditados ou em caso de não pagamento. Em particular, o Vendedor reserva-se o direito de recusar efetuar uma entrega ou honrar uma encomenda de um Cliente que não tenha pago a totalidade ou parte de uma encomenda anterior ou com o qual esteja em curso um litígio de pagamento.
7. Devolução de mercadorias
Só serão aceites devoluções de mercadorias que tenham sido recebidas danificadas (exceto no caso de danos devidos ao transporte, ver ponto 4) ou que não estejam em conformidade com a mercadoria encomendada ou de produtos para os quais se aplique a garantia legal de conformidade.
O Cliente deve apresentar ao Vendedor, no dia da entrega ou, o mais tardar, no primeiro dia útil após a entrega, qualquer reclamação de erro na entrega e/ou de não conformidade dos produtos em espécie ou em qualidade em relação às informações fornecidas na nota de encomenda.
A reclamação pode ser feita, à escolha do Cliente:
- número de telefone: 33 (0)3 83 56 36 36
- endereço eletrónico: commande@itcpiercing.com
Qualquer reclamação que não seja efectuada de acordo com as regras acima indicadas e dentro dos prazos estabelecidos não será tida em conta e isentará o Vendedor de qualquer responsabilidade perante o Cliente.
As condições de devolução das mercadorias são determinadas por telefone.
Em caso de erro de entrega ou de troca, qualquer Produto a trocar ou a reembolsar deve ser devolvido ao Vendedor na sua totalidade e na sua embalagem original, tendo o cuidado de não danificar a embalagem original, ou seja, tendo o cuidado de o proteger em embalagens próprias para o transporte, para o seguinte endereço
S.A.S. ITC
ZAC DU BREUIL
18 Rue Robert Schuman
54850 MESSEIN
As despesas de devolução do bem ficam a cargo do Cliente.
Direito de retratação reservado ao Cliente Consumidor :
Em conformidade com as disposições do Código do Consumidor francês, o Cliente Consumidor dispõe de um prazo de 14 dias úteis a contar da data de entrega da sua encomenda para devolver qualquer artigo que não lhe agrade e solicitar uma troca ou um reembolso sem qualquer penalização, com exceção das despesas de devolução, que ficam a cargo do comprador.
Os produtos devem, no entanto, ser devolvidos na sua embalagem de origem e em perfeitas condições, pelo menos 14 dias após a notificação da decisão de rescisão.
Os produtos devem ser devolvidos no seu estado original e completos (embalagem, acessórios, instruções, etc.) para poderem ser recolocados no mercado como novos, acompanhados da fatura de compra.
Não serão aceites produtos danificados, sujos ou incompletos.
O direito de retratação pode ser exercido por qualquer meio, por correio ou em linha, utilizando o formulário de retratação disponível no sítio Web. Neste caso, será imediatamente enviado ao Cliente um aviso de receção num suporte duradouro. Se o direito de retratação for exercido dentro do prazo supracitado, o preço do(s) produto(s) adquirido(s) e os custos de entrega serão reembolsados.
O custo da devolução do(s) produto(s) é suportado pelo Cliente.
A troca (sujeita a disponibilidade) ou o reembolso serão efectuados no prazo de 14 dias após a receção pelo Vendedor dos produtos devolvidos pelo Cliente nas condições acima indicadas.
É de notar que o direito de retratação não pode ser exercido nos casos enumerados no artigo L221-28 do Código do Consumo francês.
8. Garantia
Garantia comercial:
Os Produtos vendidos estão cobertos por uma garantia comercial destinada a garantir a sua conformidade e a assegurar o reembolso do preço de compra, a substituição ou a reparação da mercadoria. A garantia existente para cada artigo é especificada na ficha do produto no catálogo do Vendedor.
Não cobre defeitos causados por uma utilização anormal ou defeituosa ou resultantes de uma causa não relacionada com as qualidades intrínsecas dos produtos.
As disposições precedentes não excluem a aplicação da garantia legal de conformidade prevista no artigo L. 217-4 do Código do Consumo e a garantia de defeitos dos bens vendidos prevista nos artigos 1641 e seguintes do Código Civil.
O Cliente é expressamente informado de que o Vendedor não é o produtor dos Produtos apresentados na aceção da lei n.º 98-389 de 19 de maio de 1998 relativa à responsabilidade por produtos defeituosos.
Garantia do consumidor para as compras em linha :
Ver anexo A garantia do consumidor para as compras em linha é a reprodução dos artigos L. 217-4, L. 217-5, L. 217-12 e L. 217-16 do Código do Consumo francês e a reprodução dos artigos 1641 e 1648 do Código Civil francês.
Os Produtos estão cobertos pela garantia legal de conformidade prevista nos artigos L. 211-4 a L. 211-13 do Código do Consumo e pela garantia relativa aos defeitos do objeto vendido, nas condições previstas nos artigos 1641 a 1648 e 2232 do Código Civil e nos artigos 1641 e 1648 n.º 1 do Código Civil.
É de salientar que, no âmbito da garantia legal de conformidade, o Cliente Consumidor :
- dispõe de um prazo de dois anos a contar da entrega do bem para intentar uma ação contra o vendedor ;
- pode escolher entre a reparação ou a substituição do bem, sob reserva das condições de custo previstas no artigo L. 217-9 do Código do Consumo;
- está isento de ter de provar a existência da falta de conformidade do bem durante este período.
Note-se que o Cliente Consumidor pode decidir invocar a garantia contra os vícios ocultos do bem vendido na aceção do artigo 1641 do Código Civil e que, neste caso, pode escolher entre a rescisão da venda ou a redução do preço de venda, em conformidade com o artigo 1644 do Código Civil.
9. Tratamento de dados e liberdade
Os dados pessoais fornecidos pelo Cliente são necessários para o processamento da encomenda e para a elaboração de facturas.
Podem ser comunicados aos parceiros do vendedor responsáveis pela execução, tratamento, gestão e pagamento das encomendas.
As informações comunicadas através do sítio www.itcpiercing.com são tratadas em conformidade com o RGPD.
O comprador dispõe de um direito permanente de acesso, modificação, retificação e oposição relativamente às informações que lhe dizem respeito. Este direito pode ser exercido nos termos e condições definidos no sítio www.itcpiercing.com.
10. Resolução de litígios - Direito aplicável
As relações entre o Vendedor e o Cliente são regidas pelo direito francês.
O Vendedor e o Cliente comprometem-se a tentar resolver amigavelmente qualquer litígio resultante da aplicação das CGV. Na falta de acordo amigável, o Tribunal de Comércio da sede do Vendedor será o único competente, sem prejuízo do recurso ao mediador reservado aos Clientes consumidores.
Mediação:
O Cliente Consumidor pode recorrer, em caso de litígio, à mediação convencional, nomeadamente junto da Comissão de Mediação de Consumo ou dos organismos de mediação sectoriais existentes, ou a qualquer método alternativo de resolução de litígios (conciliação, por exemplo).
Para recorrer ao mediador, o consumidor deve apresentar o seu pedido :
- Por escrito, para : Sra. Eliane SIMON, mediadora Sas Médiation Solution 222 chemin de la bergerie 01800 Saint Jean de Niost Tel. 04 82 53 93 06
- Ou por correio eletrónico para: contact@sasmediationsolution-conso.fr
- Ou preenchendo o formulário em linha intitulado "Contactar o mediador" no sítio https://www.sasmediationsolution-conso.fr.
Qualquer que seja o método utilizado, o pedido deve conter :
- O endereço postal, telefónico e eletrónico do requerente,
- O nome e o endereço do profissional em causa,
- O número da convenção: CS000614/1912,
- Uma breve exposição dos factos,
- Uma cópia do pedido prévio enviado ao profissional.
Apêndice :
APÊNDICE 1 - Formulário de retirada
Ao cuidado de ITC
18 rue Robert Schuman, ZAC du Breuil, 54850 MESSEIN.
Tel : 03 83 56 36 36 - Fax : 03 83 56 36 37 - Email : commande@itcpiercing.com
Venho por este meio comunicar-vos a minha rescisão do contrato relativo ao(s) produto(s) abaixo indicado(s):
Encomendado em: ..... (queira preencher)
Recebido em: ..... (queira preencher)
Nome do consumidor: ..... (queira preencher)
Endereço do consumidor: ..... (queira preencher)
Assinatura do consumidor ..... (apenas no caso de notificação do presente formulário em papel)
Data: ..... (queira preencher)
Artigo L221-5 do Código do Consumidor
I.- Antes da celebração de um contrato de venda de bens ou de prestação de serviços, de conteúdos digitais ou de serviços digitais, o comerciante deve fornecer ao consumidor, de forma legível e compreensível, as seguintes informações
1° As caraterísticas essenciais do bem, serviço, serviço digital ou conteúdo digital;
2° O preço do bem, serviço, serviço digital ou conteúdo digital, nos termos dos artigos L. 112-1 a L. 112-4 ;
3° A data em que ou o prazo em que o profissional se compromete a entregar o bem ou a prestar o serviço, o serviço digital ou o conteúdo digital;
4° Informações relativas à sua identidade, aos seus contactos postais, telefónicos e electrónicos, às modalidades de rescisão, aos meios de resolução de litígios, às outras condições contratuais e, se for caso disso, aos custos de utilização dos meios de comunicação à distância, à existência de códigos de boa conduta e de depósitos e garantias financeiras;
5° Se for caso disso, as informações relativas às garantias jurídicas, às funcionalidades, à compatibilidade e à interoperabilidade dos conteúdos digitais, do serviço digital ou dos bens que contêm elementos digitais, as outras condições contratuais e, se for caso disso, a existência de eventuais restrições à instalação de software;
6° A possibilidade de recorrer a um mediador de consumo nas condições previstas no Título I do Livro VI;
7° Quando existe o direito de retratação, as condições, prazos e modalidades de exercício deste direito, bem como o modelo de formulário de retratação, cujas condições de apresentação e modalidades são fixadas por decreto do Conselho de Estado;
8° Se for caso disso, o facto de o consumidor suportar as despesas de devolução do bem em caso de retratação e, para os contratos à distância, as despesas de devolução do bem quando, devido à sua natureza, não possa ser devolvido normalmente por correio;
9° Informação sobre a obrigação de o consumidor pagar uma taxa quando exerce o seu direito de rescisão de um contrato de prestação de serviços, de distribuição de água, de fornecimento de gás ou de eletricidade e de adesão a uma rede de aquecimento urbano, cuja execução tenha expressamente solicitado antes do termo do prazo de rescisão; esta taxa é calculada de acordo com as modalidades previstas artigo L. 221-25 ;
10° Quando o direito de retratação não puder ser exercido nos termos do artigo L. 221-28informações que indiquem que o consumidor não beneficia deste direito ou, se for caso disso, as circunstâncias em que o perde;
11° A aplicação de um preço personalizado com base numa tomada de decisão automatizada, se for caso disso.
A lista e o conteúdo destas informações são especificados por decreto do Conseil d'Etat.
No caso de uma venda em hasta pública, tal como definida no primeiro parágrafo do artigo L. 321-3 do Código Comercial francês, as informações relativas à identidade e aos contactos postais, telefónicos e electrónicos do profissional previstas no 4° de I do presente artigo podem ser substituídas pelas do mandatário.
II - Para além das informações previstas em I, qualquer profissional, antes da celebração de um contrato de prestação de serviços e, na ausência de contrato, antes da execução da prestação de serviços, deve fornecer as informações complementares previstas no artigo L. 111-2.
Artigo L217-12
O vendedor pode não proceder de acordo com a escolha efectuada pelo consumidor se a conformidade solicitada for impossível ou implicar custos desproporcionados no que respeita, nomeadamente
1° O valor que os bens teriam se não houvesse falta de conformidade ;
2° a importância da falta de conformidade; e
3° a possibilidade de escolher a outra opção sem grande inconveniente para o consumidor.
O vendedor pode recusar-se a repor a conformidade do bem se tal for impossível ou implicar custos desproporcionados, nomeadamente no que respeita aos pontos 1 e 2.
Se estas condições não estiverem preenchidas, o consumidor pode, após notificação formal, exigir o cumprimento obrigatório em espécie da solução inicialmente solicitada, nos termos dos artigos 1221 e seguintes do Código Civil.
Qualquer recusa do vendedor em proceder de acordo com a escolha do consumidor ou em pôr o bem em conformidade deve ser justificada por escrito ou num suporte duradouro.
Artigo L217-16
Nos casos previstos no artigo L. 217-14o consumidor deve informar o vendedor da sua decisão de rescindir o contrato. O consumidor deve devolver os bens ao vendedor a expensas deste último. O vendedor deverá reembolsar o consumidor do preço pago e devolver-lhe qualquer outro benefício recebido no âmbito do contrato.
Se a falta de conformidade se referir apenas a determinados bens entregues no âmbito do contrato de venda, o consumidor tem o direito de rescindir o contrato relativamente a todos os bens, mesmo os não abrangidos pelo presente capítulo, se não for razoável esperar que aceite ficar apenas com os bens que são conformes.
Para os contratos mencionados no ponto II do artigo L. 217-1, que prevêem a venda de bens e, a título acessório, a prestação de serviços não abrangidos pelo presente capítulo, o consumidor tem o direito de obter a resolução de todo o contrato. Além disso, no caso de uma oferta agrupada na aceção do artigo L. 224-42-2o consumidor tem o direito de rescindir todos os contratos conexos.
As obrigações respectivas das partes no contrato, mencionadas no artigo L. 224-25-22 relativas às consequências da rescisão dos conteúdos e serviços digitais, são aplicáveis à rescisão do contrato de venda de bens que contenham elementos digitais.
Artigo L221-28 do Código do Consumo francês
O direito de retratação não pode ser exercido para os contratos :
1° O fornecimento de serviços totalmente executados antes do termo do prazo de retratação e, se o contrato exigir que o consumidor pague, quando a execução tiver sido iniciada com o acordo prévio expresso do consumidor e o seu reconhecimento da perda do direito de retratação, quando o serviço tiver sido totalmente executado pelo comerciante;
2° O fornecimento de bens ou serviços cujo preço dependa de flutuações do mercado financeiro fora do controlo do comerciante e que possam ocorrer durante o prazo de retratação;
3° O fornecimento de bens confeccionados segundo as especificações do consumidor ou claramente personalizados;
4° O fornecimento de bens susceptíveis de se deteriorarem ou de expirarem rapidamente;
5° O fornecimento de bens que não tenham sido selados pelo consumidor após a entrega e que não possam ser devolvidos por razões de higiene ou de proteção da saúde;
6° O fornecimento de bens que, após a entrega e pela sua natureza, estejam indissociavelmente misturados com outros artigos;
7° O fornecimento de bebidas alcoólicas cuja entrega seja adiada por mais de trinta dias e cujo valor acordado na celebração do contrato dependa de flutuações do mercado fora do controlo do comerciante;
8° Os trabalhos de manutenção ou reparação a efetuar com urgência no domicílio do consumidor e expressamente solicitados por este, dentro dos limites das peças sobressalentes e dos trabalhos estritamente necessários para responder à urgência;
9° O fornecimento de gravações áudio ou vídeo ou de programas informáticos quando estes tenham sido abertos pelo consumidor após a entrega;
10° O fornecimento de jornais, periódicos ou revistas, com exceção dos contratos de assinatura destas publicações;
11° Concluídos em hasta pública;
12° O fornecimento de serviços de alojamento, com exceção de alojamento residencial, de transporte de mercadorias, de aluguer de automóveis, de restauração ou de actividades de lazer que devam ser prestados numa data ou durante um período determinados;
13° O fornecimento de conteúdos digitais sem suporte físico quando a execução tiver começado antes do termo do prazo de retratação e, se o contrato impuser uma obrigação de pagamento ao consumidor, quando :
a) O consumidor tenha previamente dado o seu consentimento expresso para que a execução do contrato tenha início antes do termo do prazo de resolução; e
b) O consumidor tenha reconhecido que perderá o seu direito de resolução; e
c) O comerciante tenha confirmado o acordo do consumidor em conformidade com o disposto no segundo parágrafo do artigo L. 221-13.
Artigo 1119.º do Código Civil
As cláusulas e condições gerais invocadas por uma parte só produzem efeitos em relação à outra se tiverem sido levadas ao conhecimento desta última e se esta as tiver aceite.
Em caso de divergência entre as condições gerais invocadas por uma das partes, as cláusulas incompatíveis não produzem qualquer efeito.
Em caso de divergência entre as condições gerais e as condições especiais, estas últimas prevalecem sobre as primeiras.